O Curso de Treinadores de Padel – Formação Inicial, organizado pela Federação Portuguesa de Padel, no Azores Padel Club, em Ponta Delgada, contou com a participação de 10 formandos, a maior parte dos Açores, embora tenham participado alguns do continente.
Segundo Nuno Mateus, coordenador nacional de formação de treinadores da Federação Portuguesa de Padel, o curso realizado nos Açores corresponde ao “nível de entrada na carreira de treinador”, acrescentando que “temos 10 cursos por ano e esgotam todos”.
“Os cursos nos Açores e na Madeira são os únicos que não esgotam”, prossegue o dirigente, assinalando que “o desenvolvimento do padel nas ilhas é um passo que tem de ser dado e é fundamental para que mais clubes comecem a abrir”.
Nuno Mateus transmite que “há muita procura de alunos e há poucos treinadores no arquipélago”, anotando que o objetivo da Federação Portuguesa de Padel é “ter mais padel nas ilhas”, antes de transmitir o exemplo do Azores Padel Club.
“Este clube onde estive em São Miguel, queixava-se da falta de treinadores. Há aulas que deixam de abrir por falta de treinadores, há menos pessoas a iniciar-se na modalidade e por aí fora. Os treinadores são decisivos para o desenvolvimento da modalidade”, resume Nuno Mateus.